A cidade de Chácara

A cidade de Chácara foi criada em 01.03.1963 e possui atualmente 2.370 habitantes.

  • Altitude: 800m;
  • Temperatura média anual: 21°C;
  • Temperatura máxima: 27,90ºC;
  • Temperatura mínima: 15,30ºC.

Atrativos

Cachoeira dos Menezes

  • Cachoeira dos Menezes - © Vinícius Hilton de Oliveira

Pincipal cachoeira da cidade com cascatas e duchas. Fica a 9km do Centro da Cidade.

 

Cachoeira dos Eucaliptos

  • Cachoeira dos Eucaliptos - © Vinícius Hilton de Oliveira

Reconhecida como a segunda melhor Cachoeira da Cidade. Identificada pelos grandes eucaliptos aos redores da cachoeira. Fica a 6km do Centro da Cidade.

 

Artesanato local

  • Artesanato local - © Vinícius Hilton de Oliveira

Trabalhos artesanais, bordados, pinturas, doces, bebidas dos mais variados tipos e muito mais.
Atendimento de excelência qualidade
Venha conhecer um pouco da Cultura Chacarense!

 

Igreja Matriz de Chácara

Além desta igreja, que fica na sede do município, em toda a área rural há várias igrejas da década de 40 e 50. Fica na Rua Coronel Onofre Augusto de Paula


Circuito Recanto dos Barões

A cidade de Chácara faz parte do CIRCUITO RECANTO DOS BARÕES que também é composto pelas cidades que surgiram das lavouras de café, produto cujo cultivo tornou-se a principal atividade do Brasil após o declínio do ouro.

Primeiramente, surgiam as plantações; depois as capelas e os arraiais, seguidos das estradas, pontes e ferrovias que impulsinavam o seu desenvolvimento.

Os pioneiros na implamtação das alvouras recebream o título de Barão do Império pelos serviços prestados à Coroa. Dentre eles, o Barão de Ayruroca, o Barão de Louriçal, o Barão de Itamarandiba, o Barão de Catas Altas, o Barão de Pontal e o Barão da Conceição.

As cidades de Agirita, Bicas, Chácara, Chiador, Guarará, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Pequeri, Rochedo de Minas e Senador Cortes foram, um dia, terras de barões, mas ainda mantêm-se ricas com a arquitetura da época do período do Império, a vida típica da fazenda, as águas e cachoeiras da bacia do Rio Cágado.

Por estar na região entre a Serra da Mantiqueira e o Vale Paranaíba do Sul, possuir belas paisagens e clima agradabilíssimo, esse circuito é um convite ao descanso e à tranqüilidade. São vários os lugares para prática de Turismo Ecológico e Rural.

Para a prática de Turismo Rural, os grandes atrativos são as fazendas históricas, os alambiques que produzem cachaça da melhor qualidade, os ranchos, os pesque-pagues e a participação em atividades de manejo de gado e plantio.

O Turismo Ecológico pode desfrutado nas cachoeiras dos Menezes e dos Eucaliptos, no município de Chácara. A vida rural e a forte tradição do interior de Minas constituem a grande atração para o turismo, complementadas pelas festas religiosas e populares.

Quem deseja a deliciosa paz da vida do campo e uma boa parte da história do cultivo do café em Minas Gerais no século XIX vai encontrá-la no Circuito Recanto dos Barões.

Fontes: Site Oficial de ChácaraDescubra Minas e Férias Tour
Fotos: ©Vinícius Hilton de Oliveira

 
 

©2007. Hotel Fazenda Estância Real. Todos os direitos reservados.
ATO|interativo agência web